AA-TVSH50: Túnel de Vento de circuito aberto

 


 

Túnel de vento subsônico de circuito aberto, com baixo nível de turbulência e excelente estabilidade de fluxo. O projeto aerodinâmico do túnel AA-TVSH50 segue as premissas, hipóteses e conhecimentos adquiridos pela experiência na operação de túneis de vento de pesquisadores e instituições renomadas da área de experimentação aerodinâmica. Desta forma, o dimensionamento de todos os seus componentes recomendações estabelecidas por estudos conceituados para atingir a máxima eficiência e reduzir o nível de turbulência na seção de testes. Devido às dimensões generosas de sua câmara de ensaios é possível a instalação de uma variedade de acessórios como tubos pitot-estáticos, balança aerodinâmica, gerador de fumaça, modelos de arrasto, modelos de aerofólios, modelos de aeronaves, modelos de geradores eólicos, medidores de pressão entre outros, e fazer ainda medições de camada limite, forças aerodinâmicas e ensaios de campos de pressão. As dimensões da seção de testes permitem ensaios de corpos aerodinâmicos em números de Reynolds equivalentes a muitas aplicações reais, possibilitando assim obtenção de dados experimentais consistentes com corpos em tamanho real. Placas laterais em acrílico e madeira facilmente substituíveis, facilitam a fixação e visualização dos experimentos. Adicionalmente ao túnel estão disponíveis equipamentos e modelos adicionais de forma a permitir o desenvolvimento dos estudos em aerodinâmica assim como literatura técnica de operação. Todos os acessórios eletrônicos podem ser monitorados simultaneamente através do sistema de controle e aquisição de dados AA-DAS.

 

 Características

  • Dimensões externas:
    3 m x 3 m x 10,3 m
    (Largura, Altura e comprimento)
  • Dimensões Câmara de ensaios:
    1,2 m x 1,2 m x 2 m
    (Largura, Altura e comprimento)
  • Velocidade do ar: 0 a 19,5 m/s.

 

Aplicações industriais e linhas de pesquisa

A ampla linha de equipamentos adicionais fabricados pela Aeroalcool permite o aproveitamento em diversas aplicações industriais e linhas de pesquisa, dentre as quais se podem listar:

  • Estudos quantitativos
  • Diversas aplicações em mecânica dos fluidos incluindo determinação de campos e gradientes de pressão, perfil de velocidades e camada limite.
  • Determinação de coeficientes e forças aerodinâmicas.
  • Estudos qualitativos
  • Visualização do escoamento mediante diversos mecanismos em torno de diferentes modelos.