N1: Túnel de Vento de circuito fechado

 

Túnel de vento subsônico de circuito fechado, com excelente estabilidade e baixo nível de turbulência. O projeto do circuito foi elaborado seguindo-se a filosofia de túneis modernos: baixas perdas, propulsor de alta eficiência e comunalidade entre as seções. Desta forma, o dimensionamento de todos os seus componentes obedece a recomendações estabelecidas por estudos conceituados para atingir a máxima eficiência e reduzir o nível de turbulência na seção de testes.

O resultado é um túnel cuidadosamente desenvolvido para minimizar o espaço de instalação requerido e garantir a qualidade interna do escoamento minimizando o consumo de energia. Em função das aplicações finais de um equipamento do tipo que exigem grande estabilidade e baixa vibração, foi escolhido um sistema construtivo a base de materiais compósitos.

As dimensões e materiais da câmara de ensaios permitem a instalação de uma variedade de acessórios como sensores de pressão e velocidade, balanças aerodinâmicas, geradores de fumaça, diversos modelos e elementos de ensaio, entre outros. A área transversal da seção de testes e a velocidade máxima atingida permitem ensaios sobre corpos aerodinâmicos em números de Reynolds equivalentes a muitas aplicações reais, possibilitando assim obtenção de dados experimentais consistentes.

Aplicações industriais e linhas de pesquisa

A ampla linha de equipamentos adicionais fabricados pela Aeroalcool permite o aproveitamento em diversas aplicações industriais e linhas de pesquisa, dentre as quais se podem listar: 

• Estudos quantitativos

• Diversas aplicações em mecânica dos fluidos incluindo determinação de campos e gradientes de pressão, perfil de velocidades e camada limite.

• Determinação de coeficientes e forças aerodinâmicas.

• Estudos qualitativos

• Visualização do escoamento mediante diversos mecanismos em torno de diferentes modelos.