Curso de Dinâmica Estrutural - Teoria e Prática

BASE TEÓRICA E EXPERIMENTAL PARA ATUAÇÕES EM AERODINÂMICA DE AERONAVES, SISTEMAS EÓLICOS E TÚNEIS DE VENTO

A Aeroalcool Tecnologia mais uma vez inova. Além de oferecer equipamentos didáticos e de pesquisa, começa oferecer cursos relacionados aos equipamentos disponibilizados, podendo também formatar um específico para seu uso. Consulte-nos.

Generalidades: O curso DINÂMICA ESTRUTURAL - TEORIA E PRÁTICA surgiu como resposta à várias demandas de mercado, sendo básico para estudantes e profissionais que desejam ingressar nos segmentos de aerodinâmica de aeronaves, sistemas eólicos e operacionalização de túneis de vento. É ministrado através de aulas expositivas, aulas de tutoria e aulas práticas. Poderá ocorrer tanto na modalidade REGULAR, na sede da Aeroalcool, como na modalidade CORPORATIVA, na sede de empresa ou grupo contratante. É um curso voltado à capacitação básica de estudantes, hobbistas e profissionais e, dado ao caráter experimental complementar, exige a disponibilização de equipamentos específicos, como será indicado a seguir. 

           Ementa:

·         Módulo 1: Revisão (12h/3d):  Tópicos de Cálculo, Séries/Transformadas de Fourier, Tópicos de Física, Equações Diferenciais e Resistência dos Materiais.

·         Módulo 2: Método dos elementos finitos (36h/9d): introdução, formulação matemática, principais tipos de elementos e suas aplicações (1D/2D/3D: barra, lâminas, placas/cascas e sólidos), geração de malhas, condições de contorno e  pós-processamento

·         Módulo 3: Análise modal (24h/6d): Método de Jacobi para sistemas lineares MDOF

·         Módulo 4: Análise dinâmica (24h/6d): Método de Beta-Newmark para sistemas estruturais MDOF lineares 1D, 2D e 3D. Respostas nos domínios do tempo e frequência

·         Módulo 5: Instrumentação (12h/3d): extensômetros, acelerômetros. Princípios de funcionamento, instalação, aquisição de dados, filtros e pós-processamento de dados

·         Módulo 6: Dinâmica experimental (24h/6d): instrumentação de modelos de estruturas prototipados com extensômetros e acelerômetros. Medição das deformações nos protótipos sob carga estática; e, deformações e acelerações sob carga do vento (em túnel de vento).

·         Esclarecimento de dúvidas (72h = 6x12h): Ao final de cada módulo serão disponibilizados 12h para agendamento de video-conferências ou envio de arquivos (email) voltados ao esclarecimento de dúvidas referentes ao material didático disponibilizado pela Aeroalcool e às aulas expositivas

Códigos computacionais: A Aeroalcool fornecerá todos os códigos computacionais, escritos em Octave (ou similar), com respectivos arquivos de dados, bem como arquivos para processamento no programa ANSYS (ou similar).

 

-          Pré-requisitos: Para melhor acompanhamento do curso, espera-se que os alunos tenham cursado as seguintes disciplinas em algum curso superior: Cálculo (diferencial, integral, multivariável, série de Fourier), Física (mecânica, ondulatória, eletricidade), Equações diferenciais, Resistência dos materiais, Programação de computadores (qualquer linguagem) 

-          Carga horária: Carga Horária Total (CHT): 204 horas, sendo 132 de aulas expositivas e 72 horas de esclarecimento de dúvidas. A formatação exata de horário de aulas será realizada conforme disponibilidade e nosso cliente 

-          Valor do Curso: 

Curso: o investimento do curso na modalidade REGULAR para as 204 h/a é de R$ 53.901,00 (válido até dezembro de 2016), com pagamentos por módulo da seguinte forma:

Módulo 1: Revisão (12h/3d)

R$ 4.900,00

Módulo 2: Método dos elementos finitos (36h/9d)

R$ 14.701,00

Módulo 3: Análise modal (24h/6d)

R$ 9.800,00

Módulo 4: Análise dinâmica (24h/6d)

R$ 9.800,00

Módulo 5: Instrumentação (12h/3d)

R$ 4.900,00

Módulo 6: Dinâmica experimental (24h/6d)

R$ 9.800,00

 

Na modalidade REGULAR, as 132 horas de aulas expositivas deverão ser distribuídas em 33 dias, ocorrendo em períodos de 3 dias consecutivos por 11 semanas distintas, na sede da Aeroalcool.

Na modalidade CORPORATIVA, a empresa ou grupo de estudantes deverá adquirir equipamentos compatíveis com a Bancada de Atividades Práticas do Curso de Dinâmica Estrutural AA-BDDE. Deverá ainda assumir os custos adicionais de passagens, diárias e traslados nas formas de reembolso. Neste caso, a proposta de agendamento dos módulos deverá ser encaminhada à Aeroalcool até Dez/2017.

Observações:
No caso da modalidade CORPORATIVA ("in company"), as despesas de logística como transporte, alimentação e estadia deverão ser reembolsadas, conforme prestação de contas.  No caso, devem ser previstas 22 passagens aéreas (11+11, tomando como base da Aeroalcool a cidade de Franca-SP), 33 diárias (11 vezes 3 diárias consecutivas) e 66 traslados (11 x 3 x 2 translados diários)

O curso será ministrado para um mínimo de 3 alunos e máximo de 8 alunos.

O material didático de cada módulo, contendo: textos pdf, apresentações ppt, códigos computacionais (para Octave, ANSYS ou similares) e códigos de entrada de dados serão fornecidos com uma semana de antecedência do início de cada módulo.

O esclarecimento de dúvidas ocorrerá com base no material didático da Aeroalcool bem como nas aulas expositivas, reservando o direito da Aeroalcool em restringir as respostas quando estas requererem complementações além do escopo do curso proposto.

A Aeroalcool emitirá DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO e/ou CERTIFICADO para os alunos que concluírem o curso com o aval do instrutor bem como com um mínimo de 80% de frequência.

 

-           Infra-estrutura para os treinamentos: Deverá ser fornecido pelo cliente o espaço físico adequado para cada tipo de aula, além do recomendado abaixo:

o     As aulas expositivas demandam uma sala com um computador e projetor multimídia para o instrutor.

o    As aulas de tutoria requerem um computador por aluno mais um para instrutor e projetor multimídia.

o    As aulas práticas requerem túnel de vento e equipamentos adicionais compatíveis com os da Bancada de Atividades Práticas do Curso de Dinâmica Estrutural AA-BDDE

o    Softwares: um software de computação científica (Octave ou Matlab) e um software de elementos finitos (ANSYS ou similar), ambos pelo menos mais recentes que 2014. Idealmente deve-se contar com 1 licença de cada software para cada aluno.

 

-          Previsão de início do curso: Fevereiro de 2017, com divulgação de calendário exato em janeiro de 2017.

 

 

-          Inscrições: Para manifestar interesse basta entrar em contato com as informações: nome completo, CPF, data de nascimento, formação, empresa, cargo, telefone de contato, modalidade de interesse (regular ou corporativa). Contato